
14 Mar Um pouco sobre Corrosão!
Nesta série de postagens estaremos discutindo os básicos sobre Corrosão em diferentes contextos e materiais. Hoje trazemos uma breve introdução sobre o que é corrosão.
A corrosão é um fenômeno que ocorre naturalmente, comumente definido como a deterioração de um material (geralmente um metal) que resulta de uma reação química ou eletroquímica com seu ambiente. Como outros perigos naturais, como terremotos ou distúrbios climáticos severos, a corrosão pode causar perigosos e onerosos danos em tudo, desde veículos, eletrodomésticos, sistemas de água, esgoto, dutos, pontes e edifícios públicos. Ao contrário das catástrofes meteorológicas existem métodos comprovados para prevenir e controlar a corrosão e que podem reduzir ou eliminar o seu impacto na segurança pública, na economia e no ambiente.
A ciência da prevenção e controle da corrosão é altamente complexa, exacerbada pelo fato de que a corrosão assume muitas formas diferentes e é afetada por inúmeros fatores externos. Os profissionais de corrosão devem compreender os efeitos de condições ambientais como a resistividade do solo, a umidade e a exposição à água salgada em vários tipos de materiais; O tipo de produto a ser processado, manuseado ou transportado; Vida útil da estrutura ou do componente; Proximidade de fenómenos causadores da corrosão; Métodos apropriados de mitigação; E outras considerações antes de determinar o problema específico de corrosão e especificar uma solução eficaz.
O primeiro passo no controle efetivo da corrosão, no entanto, é ter um conhecimento profundo das várias formas de corrosão, dos mecanismos envolvidos, de como detectá-los e como e por que ocorrem.
Simplificando, a corrosão é a deterioração natural que resulta quando uma superfície reage com seu ambiente. Diferentes superfícies, ambientes e outros fatores aumentam a complexidade da equação.
Trecho do Artigo original Corrosion – A Natural but Controllable Process de Gretchen A. Jacobson – Materials Performance Managing Editor – NACE International