Falhas por Corrosão na Indústria Naval

Falhas por Corrosão na Indústria Naval

    Em 2002, a Marinha dos Estados Unidos iniciou seu Programa para a construção de Navios de Combate Litoral (LCS) seu objetivo era desenvolver 55 navios ágeis e com missão focada para operação em ambientes próximos da costa para missões como limpeza de minas marítimas, monitoramento de submarinos e ajuda humanitária. Os navios foram projetados para serem acessíveis e de fácil manutenção ao longo de sua vida útil. O orçamento para a futura frota de navios foi de US $ 37,4 bilhões, a Marinha fechou seus primeiros contratos para até 10 LCSs cada um para dois fabricantes, Austal e Lockheed Martin. A Austal ganhou um contrato de US $ 465 milhões para o primeiro navio com potencial para contratos de até US $ 3,78 bilhões. Mas o USS Independence (LCS 2), o primeiro navio entregue pela Austal, sofreu corrosão galvânica no prazo de um ano de construção. A Marinha mais tarde descobriu outro navio com problemas, o USS Freedom, tinha uma fenda através de seu casco, e em novembro de 2013, descobriu-se que o mesmo navio tinha problemas com seus motores a diesel, um cabo corroído e compressores de ar defeituosos. Devido a esses problemas de design, o programa LCS mudou seu plano de aquisição várias vezes e cancelou contratos com ambas as equipes concorrentes.

Causas das Falhas

    Comissionado em janeiro de 2010 e feito predominantemente de alumínio, a deterioração precoce do LCS 2 foi devido a uma falha de projeto. A corrosão foi concentrada no sistema de propulsão do navio, onde alojamentos do rotor de aço entraram em contato com a estrutura de alumínio circundante. Quando dois metais dissimilares entram em contato elétrico, como ocorreu neste caso, esses metais corroem a taxas diferentes. Um sistema de proteção catódica, que teria impedido isso, nunca foi especificado para o navio e, portanto, nunca instalado.

Resultados

    Com revestimentos, sistemas de proteção catódicos e possivelmente outras medidas, a Marinha teve de criar uma “solução abrangente de gerenciamento de corrosão” para os navios adicionais na classe LCS. O esforço incluiu mitigar a corrosão no casco de alumínio de $ 432 milhões no LCS 2.

    Para o LCS 2, chapas metálicas foram instaladas em torno de partes do sistema de propulsão como uma correção de curto prazo. Os reparos a longo prazo exigem a instalação de um sistema de proteção catódica que será incluído no projeto de futuros navios LCS.

Conclusão

    Se um plano de controle de corrosão tivesse sido implementado no início do projeto, o navio teria a proteção contra corrosão adequado, evitando assim essas questões.]

 

Artigo Original: CORROSION FAILURE: LCS 2 USS Independence Naval Ship Engine Corrosion – NACE International